O hinário e sua importância espiritual

"Enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a Nosso Pai,em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo." (Ef 5.18-20).

Depois da Bíblia, o hinário ocupa o lugar mais importante na vida cristã de cada crente metodista, bem como nas cerimônias de adoração e louvor da igreja. Ele não é um livro independente da bíblia: é a própria mensagem bíblica apresentada em forma artística, como recurso da música e da poesia. Podemos mencionar membros de nossas igrejas, os/as quais tiveram sua conversão ligada à letra e música de um hino! A experiência cristã de cada seguidor/a de Jesus é enriquecida e fortalecida pelos hinos e cânticos que, além de apelarem para a razão, apelam também para o coração.
Folheando o hinário, encontramos informações e nomes das mais variadas nacionalidades e épocas, denotando estilos, origens e datas diferentes. Ilustremos um pouco: O hino "Ao Deus de Abrão Louvai", nº. 105, é melodia judaica do ano 1400, aproximadamente, tendo recebido arranjo e letra cristã, em 1770; "A Deus Supremo Criador" n°. 85, que cantamos na doxologia dos cultos, vem do Saltério Genovês, de 1551; "Castelo Forte", n°. 206, o grande hino de Martinho Lutero, é de 1529. Há também um grande número de hinos de autores e épocas mais recentes, alguns deles até de músicos nossos conhecidos, pertencentes ao rol de membros de nossas igrejas.
Um breve esboço dessa herança musical sacra pode ser assim representado: A era bíblica - cerca de 2000 a.C. até 100 d.C; A era do cristianismo primitivo - 130 até 1500; A era do protestantismo histórico - 1500 até 1700; A idade áurea da história evangélica - 1700 a 1800; A era moderna e contemporânea - de 1800 até nossos dias.
Os hinos do hinário constituem uma rica herança da cristandade. Nela incluímos a era bíblica porque, até hoje, cânticos espirituais da bíblia, em especial os Salmos, fazem parte do louvor e adoração do povo de Deus e têm constituído fonte de inspiração para muitos de nossos hinos. O livro de Salmos foi o primeiro conjunto de cânticos espirituais usados na Igreja Cristã. No antigo Israel eles constituíam o grande e glorioso hinário do povo de Deus, usado em todas as importantes cerimônias do templo e nas peregrinações anuais rumo a Jerusalém, por ocasião das grandes festas nacionais e a Igreja Cristã passou a fazer uso deles para manifestar o seu louvor a Deus.
Com o passar dos tempos, o uso da música sacra foi tomando formas diversas, num desenvolvimento lento, uma vez que se tinha preocupação em evitar as aparências com o uso da música nas cerimônias pagãs. Foi com Martinho Lutero, na Reforma do século XVI, que o uso da música começou a ocupar papel de relevo nos cultos e na vida particular de cada crente. Por toda a parte, afirmam os historiadores, cantavam-se os hinos contendo a mensagem da bíblia. Lutero deu liberdade a uma grande criatividade no que se referia à música e cânticos espirituais, o que incentivou o seu uso na vida dos fiéis. Já João Calvino, reformador francês, defendia uma posição rígida no que se referia ao louvor na igreja. Acreditava que apenas o que tivesse vindo diretamente de Deus, através da Bíblia, deveria ser usado, permitindo apenas o uso dos Salmos bíblicos, com pouquíssima musicalização, e proibindo qualquer instrumento. O louvor quase que consistia somente de leituras responsivas.
Tempos depois, os Quakers, nos EUA, chegaram ao ponto de rejeitar qualquer uso de música nos cultos, como se fosse costume profano e impróprio. Unicamente leitura bíblica era permitida. Foi no século XVIII, principalmente com João e Carlos Wesley e Isaac Watts, que o uso de hinos nas cerimônias religiosas e na vida cristã em geral, alcançou o seu auge. Esse século é chamado a Idade Áurea da hinódia cristã-evangélica. Tanto no movimento metodista, liderado por Wesley, como em outras denominações evangélicas, grandes movimentos de reavivamento espiritual e de evangelização tinham nos cânticos a base de propagação da mensagem de Deus. Carlos Wesley, por exemplo, produziu cerca de nove mil hinos e promoveu incansavelmente o uso dos cânticos espirituais entre os/as convertidos/as.
Como parte do culto, o canto é um ato de adoração tanto quanto a oração. Assim como os filhos de Israel, jornadeando pelo deserto, suavizavam, pela música a sua viagem, Deus ordena a Seus/suas filhos/as, hoje, que alegrem a sua vida peregrina. Poucos meios há mais eficientes para fixar Suas palavras na memória, do que repeti-las em cânticos. Eles têm maravilhoso poder. Poder para subjugar as naturezas rudes e incultas; para suscitar pensamentos e despertar simpatia, promover a harmonia de ação e banir a tristeza e os maus pressentimentos, os quais destroem o ânimo e debilitam o esforço. Eles são um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais. Quantas vezes, à alma oprimida e pronta a despertar, vêm à mente algumas das palavras de Deus – as de um estribilho de um hino da infância – e as tentações perdem o seu poder, a vida assume nova significação e propósito e o ânimo e a alegria se comunicam a outras almas!
O hinário deveria ter como objetivo ampliar o uso dos hinos e cânticos nas igrejas, cultos familiares, encontros de jovens, na devoção particular. Não é para ser usado somente na congregação. A igreja deve cantar em todas as ocasiões. E, quando dizemos igreja, referimo-nos aos seus membros: crianças, jovens, adultos e idosos.
As seções do hinário contêm hinos inspiradores, abrangendo toda a mensagem bíblica pregada pela Igreja, e um conjunto de belos hinos de ajuda espiritual e fortalecimento da fé. Teve-se o máximo cuidado de se evitarem expressões que pudessem trazer confusão teológica e doutrinária. Além de tudo, algumas medidas estão sendo tomadas no sentido de se ajudar as igrejas e, principalmente, os/as seus/suas líderes musicais, a fim de que o hinário possa ser usado na sua plenitude. Estão sendo gravados em CD todos os hinos do hinário, com parte vocal e instrumental, com objetivo didático e inspiracional. Os CD’s de canções estão hoje amplamente disponíveis para todas as igrejas, abrangendo a totalidade do hinário. Infelizmente, tal procedimento (apesar de importante para comunidades carentes de músicos que possam ensinar à congregação) tem substituído a formação desses mesmos músicos. O CD, planejado apenas para ajudar, tem substituído o louvor em muitas igrejas pelas quais temos passado. Em vez de ser um acompanhamento do elemento principal, ou seja, a congregação, às vezes o substitui em forma de mensagem musical, ou tocada em volumes altíssimos durante o momento do cântico congregacional, de forma que o/a adorador/a não se ouve cantando e, portanto, sente-se inibido/a ao cantar.
O objetivo que temos é o de promover o uso do hinário nas mais diversas ocasiões da igreja e também tecer uma crítica e fazer um convite urgente: o CD não deve substituir o/a musicista, o/a qual deveria ser incentivado/a pela direção da Igreja local, já que a música o/a completa e vice-versa, de acordo com os dons de cada um/a. E mais: o CD com canções de adoração e louvor não deve, nunca, substituir a adoração da congregação; deverá ser apenas um instrumento de acompanhamento.
Nossa prece é que Deus abençoe o hinário para que seja um veículo de louvor, adoração, ânimo e encorajamento ao povo de Deus em sua peregrinação rumo à Canaã celestial.
Amém! E que a paz de Cristo esteja conosco!

Paulo Sérgio Barros - Compositor e membro da IM no Planalto
Texto enviado pelo rev. Gercymar Wellington Lima e Silva – pastor da IM no Planalto


extraído de: http://dialogopastoral.com.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=12&Itemid=16